PERIODONTIA
A doença periodontal é o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes e dos tecidos de suporte dental.

Periodontia é a área da odontologia responsável por tratar a doença periodontal cuja principal causa é o acúmulo de placa bacteriana, que é uma película viscosa e incolor que se adere diariamente sobre os dentes. Se não forem removidas com uma higiene oral adequada, as bactérias presentes na placa depositam produtos tóxicos estimulando uma resposta inflamatória crônica que causa a destruição gengival e a perda óssea.
Nos casos mais iniciais da doença, realizam-se procedimentos como a raspagem e alisamento radicular para remover a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival eliminando as bactérias causadoras da infecção.
Em casos mais avançados há a necessidade de retirada do excesso gengival cirurgicamente através de um procedimento relativamente simples e rápido, em que o periodontista esculpe a nova forma da gengiva acompanhando o contorno dos dentes.